Estação de monta exige cuidados específicos com a parte nutricional do rebanho

Escore corporal é fundamental para o sucesso do pecuarista; suplementação alimentar do rebanho pode favorecer os resultados de reprodução e desmame

A estação de monta é o período mais importante para as fazendas de cria, pois trata-se da época em que as vacas ficam gestantes e os bezerros são desmamados.

A parte nutricional é um pilar decisivo para se obter o máximo índice de prenhez e o maior peso dos bezerros, uma vez que com um bom escore de condição corporal as vacas terão maior probabilidade de ficar prenhas.

Um rebanho com escore corporal médio 3 (escala de 1 a 5) tem maior probabilidade de emprenhar do que um rebanho com escore médio de 2 ou 2,5 mostram os dados de 10 M de fêmeas analisadas pelo GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho Zoetis) ao longo de 10 anos.

O bom planejamento sanitário do rebanho associado a uma suplementação adequada, são fortes aliados para aprimorar os índices reprodutivos em uma estação de monta. “Com a tecnologia atual, o produtor pode usar diversos suplementos no rebanho de fêmeas em reprodução sem perder a eficiência e nem limitar o consumo por cabeça, como por exemplo, a utilização de ionóforo à base de lasalocida, auxiliando em muito a manutenção e aumento do escore e facilitando assim o aumento da prenhez”, destaca o Gerente de Marketing de Performance e Terminação da Zoetis, Marcos de Bem.

“Essa inclusão, não restringe o consumo de alimento, melhora a digestibilidade da dieta, a absorção dos nutrientes, produzindo mais energia, que é disponibilizada para aumento de escore e prenhez, além de bezerros mais pesados”, acrescenta.

Taurotec

A Zoetis, maior empresa de saúde animal do mundo, oferece uma importante solução para o pecuarista potencializar a produtividade e rentabilidade do rebanho. Taurotec é um aditivo exclusivo da empresa, à base de Iasalocida sódica, com características únicas de segurança, palatabilidade e potência. Pode ser adicionado a qualquer tipo de suplemento com o objetivo de aumentar o desempenho e a conversão alimentar nos mais variados sistemas de produção e categorias do rebanho, em todos os períodos do ano.

Estudos indicam que o pecuarista terá retorno garantido em cima do investimento do pecuarista no aditivo gera um ganho de peso em torno de 50g/dia ao peso do animal em recria”, finaliza o especialista.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de mais de 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 12.100 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.


Em 2021, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões. Para outras informações, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.