marketing no agronegócio

Como realizar marketing no agronegócio da melhor forma possível?

Deseja entender mais sobre o marketing no agronegócio? Então, está na página certa. Primeiramente, é preciso dizer que o mercado, de modo geral, tem vivenciado um avanço das novas tecnologias, tanto na área urbana quanto rural.

Logo, todos os setores e empresas precisam construir uma presença online sobre o negócio em que atuam. O que não seria diferente com o agronegócio, que tem participação representativa na economia brasileira — no Produto Interno Bruto (PIB), acima de 20%, anualmente.

Sendo assim, confira, a seguir, os pontos principais sobre esse assunto. Vamos lá?

O que é e qual a importância do marketing no agronegócio?

Entenda que marketing é o ato de explorar, desenvolver e entregar produtos ou serviços que têm valor para determinados consumidores. Desse modo, ele chama a atenção de seu público para estreitar o relacionamento e trazer lucratividade, tanto para as empresas quanto para os clientes.

Na verdade, o marketing é uma ação utilizada por diferentes mercados. Entretanto, no agronegócio, é mais recente — porém, tem trazido bons resultados e está em expansão, inclusive, devido à tecnologia da informação, que proporciona gestão de recursos, controle de custos e aumento de vendas.

Com o uso de tecnologia de ponta, é possível melhorar a qualidade das culturas na agricultura, da pecuária, dos insumos e outros produtos. Isso tudo, somado ao marketing, otimiza e incrementa a venda das produções.

Independentemente do tamanho da empresa rural, os resultados são concretos. Afinal, cria-se um relacionamento com o cliente, de forma que é possível atuar no pós-venda e fidelizar os consumidores junto à marca.

Quais são os benefícios do marketing no agronegócio?

As vantagens são infinitas, mas há aquelas primordiais, que devem ser destacadas para que o leitor entenda a dimensão dos benefícios. Afinal, o marketing tem a função de “unir o útil ao agradável”, como já diz a célebre frase. Veja!

Prospecção de novos clientes

Uma vez que o empresário do agronegócio conhece o perfil de seus clientes, suas necessidades e as soluções que tem para oferecer a eles, terá condições de traçar estratégias de comunicação direcionadas a esse público.

Como o marketing estará alinhado ao desejo do mercado, ficará mais fácil prospectar novos compradores para vender os produtos ou serviços que produz.

Contato com clientes atuais

A partir do momento que os clientes atuais conhecem a qualidade do que produz, você pode utilizar diversos meios de comunicação para estreitar o relacionamento com eles. Por exemplo: redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, Telegram, pesquisa de satisfação etc.

Criação de presença online

Já que a internet chegou ao campo, os produtores rurais podem criar páginas nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, YouTube, dentre outras. Além disso, instituir um site que mostre a estrutura da produção, como é feita, os produtos cultivados, localização e muito mais.

Ainda, desenvolver um blog para trabalhar o marketing de conteúdo, com a finalidade de educar os consumidores até o momento da venda, bem como expandir a rede de contato. Também, use a hashtag que menciona sua atividade para ser encontrado mais facilmente.

Realização de novas vendas

Todas essas práticas farão sua empresa ficar mais conhecida, aumentarão o tráfego do site, fortalecerão sua marca e ajudarão a fidelizar os clientes. Isso tudo contribui para aumentar as vendas. Contudo, se considerar importante, contrate um profissional especializado para fazer planejamento, execução e mensuração dos resultados.

Análise de resultados

Os resultados das ações de marketing realizadas podem ser analisados para saber o que foi efetivo ou não. Diante disso, da próxima vez, poderá repetir o que deu certo e ajustar o que não é satisfatório.

Logo, meça o alcance dos anúncios, números de visualizações e impressões, número de leads qualificados, curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e outros dados. Também, o volume de leads obtidos e as taxas de conversão — quantos deles se tornaram novos consumidores.

Como pôr em prática o marketing no agronegócio?

A seguir, daremos as principais orientações de como começar a atuar com o marketing no agronegócio. Siga os passos e perceberá os resultados surgindo com o tempo.

Fazer gestão de marca

O marketing precisa caminhar juntamente ao branding (gestão da marca) para fortalecer a empresa rural perante os concorrentes do agronegócio. Dessa maneira, a população terá uma nova visão da marca, impactando diretamente os consumidores dela.

Dessa maneira, é necessário se tornar pauta na mídia e juntos aos formadores de opinião do setor. Consequentemente, os influencers se interessarão, também.

Identificar a persona

Para que o marketing digital tenha sucesso, é essencial entender que existem diferentes tipos de público-alvo em seu negócio. Logo, é preciso construir a buyer persona, que são clientes fictícios que a empresa considera que sejam ideais.

Ou seja, imagine quais seriam os objetivos desses clientes, expectativas, medos, o que já sabe e o que precisa aprender, entre outros dados que considerar importantes. Com isso, saberá direcionar as pautas do blog, os produtos que precisam ser desenvolvidos etc.

Desenvolver um site e blog

Criar um site, como dito acima, para mostrar a estrutura de sua empresa, sua produção, localização e, dentro dele, um blog. Isso é essencial para realizar o marketing de conteúdo, que vai educar seu público, mostrando as necessidades dele, como você pode resolver seu problema, quais os assuntos relativos de que precisa ter informações, até chegar a oferecer a solução que você tem.

Por meio dos buscadores, os clientes pesquisam sobre determinado assunto para obter respostas as suas dúvidas. Por exemplo, sua fazenda é de pecuária leiteira, assim, podem querer saber como é o processo de pasteurização do leite para se certificar de que não tem produtos que fazem mal a saúde.

Diante disso, você pode desenvolver um artigo com técnicas de SEO usando palavras-chave. Esse é um método que faz com que os sites e blogs se tornem relevantes para os mecanismos de busca, com a finalidade de eles aparecerem na primeira página do Google. Desse modo, os clientes encontrarão seu post com facilidade, serão atraídos para seus produtos e sua marca gerará credibilidade ao leitor.

Trabalhar com funil de vendas

Já mencionamos que é necessário educar o consumidor, e isso pode ser feito pelo funil de vendas, que atua na decisão de compra do prospect. Logo, há o topo do funil, em que o visitante do site ou blog não sabe que tem um problema que precisa ser resolvido.

Depois, o meio do funil, em que o lead considera que tem uma dificuldade. Por fim, o fundo do funil, em que o cliente está buscando uma solução e pesquisa qual empresa pode oferecer isso da melhor maneira.

Uma vez que se conhece essas etapas, facilita a criação de conteúdo e os temas a serem abordados em cada uma. Essas fases trazem benefícios na experiência da persona, o que é revertido em leads, vendas e fidelização.

Estar nas redes sociais

Para atrair seu consumidor, o indicado é o produtor rural estar presente nas redes sociais que seus clientes frequentam. Por exemplo, talvez seja o Facebook, que tem comunidades relativas ao setor em que atua. Já no LinkedIn, fazendeiros procuram empresas que podem vender seus produtos e, assim, por diante.

Portanto, agora que você aprendeu a importância do marketing no agronegócio, seus benefícios e como fazê-lo, saiba que o tempo e dinheiro que investirá nele serão pequenos, perante a rentabilidade que trará ao negócio.

Desse modo, se considerou o tema relevante, aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais empresários possam aprender.

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